Foi já nos idos de oitocentos que o governo monárquico fez jus à necessidade de ligar alguns dos concelhos transmontanos através de rodovias, então em "macdame", mas que, ainda assim, não deixavam de servir os interesses das esquecidas populações do interior norte - é claro que qualquer semelhança com os esquecimento a que hoje estão votadas estas gentes é, obviamente, pura coincidência).
Efectivamente, o plano rodoviário desse tempo contemplou a região com uma ligação que partia de Chaves e haveria de chegar a Vila Flor, num percurso de aproximadamente oitenta quilómetros (hoje, de facto, um pouco menos).
Pelo caminho, rasgou o concelho de Valpaços, no sentido Norte-Sul, desde o termo de Mosteiró de Cima até aos Leirós, servindo várias aldeias do concelho e penetrando no centro da então vila de Valpaços, propiciando, desde logo, uma ligação mais rápida aos concelhos vizinhos e, naturalmente, permitindo o escoamento dos produtos locais e o natural desenvolvimento destas terras.
Salvo melhor informação, só na década de quarenta do século passado terá sido contemplada com a colocação de asfalto, e a primeira beneficiação que merece referência aconteceu já nos anos que sucederam ao 25 de Abril, sobretudo, com a construção da variante a Vilarandelo que acabou por evitar que o transito se fizesse pelo centro desta nóvel vila.
Mas, o mais importante estava para acontecer. É que vai fazer um ano a breve trecho, foi inaugurado um troço, completamente novo, que liga Valpaços ao IP4, à entrada de Mirandela, encurtando significativamente a distância entre as duas sedes de concelho transmontanas e diminuindo drásticamente o tempo de percurso entre as duas cidades. E, sendo certo que a ideia era a de conseguir benefícios sobretudo para os valpacenses, que, obviamente, poderiam ver aqui uma forma de trazer investimento e criar emprego para fixar alguam população, a verdade é que quem, para já, ficou a ganhar foi Mirandela, para onde os valpacenses passaram a correr, talvez por a atractividade ser maior desse lado. Creio que, mais uma vez, acabámos por cair num logro.
Ora isto vem exactamente a propósito de termos sido surpreendidos com os placards que informam sobre o início das obras de beneficiação do trço da EN 213 que liga a Chaves e que a Câmara já havia anunciado seriam iniciadas em Abril passado, encurtando, também aqui, a distância que separa as duas cidades. A verdade, mais uma vez, é que não irá passar de uma pequena rectificação, mantendo, no essencial,esse traçado sinuoso que uns milhares de condutores vão continuar a fazer todos os dias. E será verdade também que vamos continuar a ficar, pelo menos para já, muito longe da auto-estrada.
Vamos ficando com as placas, que já não é nada mau.
. XXIII ENCONTRO DE FOTÓGRA...
. ...
. VALPAÇOS - PASSEIO LAGARE...
. É NATAL
. Meu outro blog
. riolivre
. Fragas
. Valpaços - páginas e blogs
. Bouçoães
. Cousas de Antanho (Vilarandelo)
. Futsal
. Grupo Desportivo Terras de Montenegro
. guritas
. Lebução
. Paradela
. Pedome
. Rio Bom
. Vassal
. Vale a pena espreitar